sábado, 4 de março de 2017

JOSÉ FELIZ BARBOSA, IDEALIZADOR DA CORRIDA AUGUSTO SEVERO



José Felix Barbosa foi um dos maiores desportistas do século passado. Vivia 24 horas por dia o esporte macaibense.
Ele nasceu no dia 22 de fevereiro de 1931, em Macaíba.
Homem simples, foi feirante por 12 anos; comerciante no Mercado Público de Macaíba durante 15 anos, porteiro da Prefeitura de Macaíba, de 1945 a 1955; auxiliar na Biblioteca Municipal; secretário municipal de Esporte, de 1983 a 1989 (gestão Odiléia Mércia da Costa Mesquita); e locutor do serviço da divulgadora da cidade por quatro anos.
Fundador da Corrida de Pedestrianismo Augusto Severo, em 1968, fundou o Rio Branco E.C., em 1946; o Santa Cruz E.C., Ideal E.C., Macaíba F.C. e o Bola Branca.
Dirigiu por 18 anos seguidos a Liga Desportiva de Macaíba, que depois de encontrar a entidade sem registro público, transformou-a na mais operosa Liga Desportiva do Interior do Estado, filiando-se à Federação de Futebol, na gestão do presidente Rui Barbosa.
Em suas atividades em favor do esporte recebeu algumas comendas ao longo de sua trajetória de vida: Medalha do Mérito da Prefeitura de Natal, gestão Garibaldi Filho; Medalha do Mérito Auta de Souza, de Macaíba; diploma Honra ao Mérito, da Federação Aquática do RN; Mérito Augusto Severo, pelo prefeito Luiz Gonzaga Soares (1997); e Medalha do Cinquentenário do Santa Cruz E.C. de Natal (gestão Euclides Vidal de Lira).
Ele exerceu também, por 15 anos, a função de correspondente esportivo do Diário de Natal, em Macaíba, nas décadas de 1970 e 1980; e por mais seis anos como correspondente de A República. Em Macaíba, fundou “O Macaibense”, na década de 1980; e “O Chute”.
Mesmo aposentado, ainda trabalhava no setor de esportes da Secretaria Municipal de Educação, na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Soares.
Faleceu no dia 9 de abril de 2000, aos 69 anos de idade, devido a problemas respiratórios, na casa em que residia, na Rua Governador Dinarte Mariz. Fora casado por 36 anos, com Francisca Amélia Cabral. Deixou duas filhas, fruto de dois matrimônios anteriores.
As novas gerações não poderão falar em esporte em Macaíba, sem antes mencionar o nome de José Felix Barbosa.

Luiz Cúrcio Marinho:
 É natural de Macaíba, filho do comerciante Baltazar Gomes Marinho e de Luzia Cúrcio Marinho. Além das atividades de comerciante de tecidos, foi prefeito da cidade entre abril de 1948 e março de 1953. Foi considerado um administrador competente e modernizador da cidade, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à Macaíba, entre eles a pavimentação de mais de dois terços da cidade.

Construiu o Parque Governador José Varela (conjunto do prédios destinados à Câmara Municipal), biblioteca, sede da Banda de Música, amplificadora, e a Escola "Major Andrade", além do Clube Pax, ícone da vida social da cidade. No lado oposto do Rio Jundiaí, construiu a Praça Dr. Antônio de Melo, que possuía quadras de vôlei de basquete, parque infantil, piscinas, e belos jardins.

Com o apoio de Jessé Pinto Freire, Aguinaldo Ferreira da Silva, Estevam Alves Dantas de Araújo, Manoel Alves, entre outros, iniciou o movimento sindical patronal em Macaíba, criando o Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, fundado em 4 de janeiro de 1949. Aliado a outros empresários do estado, foi co-fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, no mesmo ano.
FONTE INFORMATIVO ATITUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A CADA PASSO ENCONTRAMOS UMA CRIATURA QUE NECESSITA DE NOSSO AMPARO - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN, 31 DE MARÇO DE 2014